Retorne ao SPIN

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Serra e Cesare Lombroso


O mundo lombrosiano de Zé Serra que, dentre suas propostas, uma diz que a prefeitura irá fazer um monitoramento no sentido de detectar quais crianças tem propensão ao crime, o que nos remete às teorias de Lombroso, ícone de uma pseudociência que seria capaz de determinar qualidades morais e intelectuais somente pela forma da cabeça.
Cesare Lombroso, o homem que inventou o feio, por Rogério Maestri, no Sou Engenheiro
Durante milhares de anos os filósofos se preocuparam com o conceito de beleza, os filósofos gregos perderam longo tempo na sua definição, Platão, Aristóteles e outros idealizaram o seus conceitos de belo, mas nunca teorizaram centralmente sobre o feio.Afrodite, a deusa da beleza.Olhando o feio como a antítese do belo, se este último não for perfeitamente definido, não se conclui nada sobre o primeiro. O não belo, necessariamente não é o feio, pois se envolvermos conceitos de alma e de outros aspectos subjetivos, o limite entre os dois não fica definido. Vestimenta da Idade MédiaNão sou nada conhecedor de filosofia, mas vejo que após a busca da beleza pelos gregos cria-se na sociedade medieval um longo período em que a busca do limite, da ordem e da simetria, passado para segundo plano adotando-se mais um conceito de beleza da alma intangível e não quantificável, até certo ponto a beleza física era algo desprezível. Associava-se a beleza de Eva a tentação, associava-se a beleza a luxúria e ao pecado. Bem diferente dos Gregos e Romanos, cobria-se o corpo para que a imagem dele não fizesse o homem fugir do ideal platônico. O teocentrismo não permitia que os mesmos ideais de limite, ordem e simetria fizessem parte do corpo humano, nos templos, nas obras arquitetônicas se abandonavam as proporções clássicas para impor uma arquitetura que elevaria o homem aos céus.




São quase mil anos em que o corpo é eliminado da busca do belo, salvando-se por curto espaço de tempo os ideais Greco-romanos no renascimento, onde os padrões de beleza do corpo humano são discretamente recuperados nas artes, mas sempre guardando o pudor de expor o corpo pecaminoso e manchado pelo pecado original.
As Graças de Rafael Sanzio.Pouco tempo durou esta busca aos padrões estéticos da antiguidade, havia à igreja de um lado e os cultos puritanos do outro tendo em comum somente uma coisa, a manutenção do decoro.





Torturas da inquisição, provavelmente contra uma bruxa!  Com a introdução da sociedade laica após a Revolução Francesa, começa uma recuperação do belo, não é a toa que a figura da Marianne tem os seios desnudos, seios volumosos, talvez mais por uma longa e tediosa espera, se traça um ideal de corpo humano volumoso e carnudo para que ele alimente bem os filhos da revolução.Marianne - O Símbolo da Revolução Francesa Segue a diante o processo republicano e revolucionário, sempre tendo como sombra as Igrejas cobrando pudor e recato. Isto vai até o positivismo, que suporta o estado laico, mas junto com ele o positivismo italiano, o mais tardio na Europa, trás um novo conceito que talvez nunca tenha ficado tão claro na história, a invenção do Feio.

Cesare Lombroso, um médico italiano de ascendência judaica que na realidade se chamava Marco Ezechia Lombroso, este homem que talvez tenha trocado seu nome para tirar o nome do profeta de sua vida, seguindo as teorias outro médico alemão Franz Joseph Gall, que numa pseudociência dizia ser capaz de determinar qualidades morais e intelectuais somente pela forma da cabeça. Gall supondo que o cérebro fosse dividido em regiões estanques onde a cada uma delas atribuía uma característica de personalidade. Assimetrias e bossas na formação da caixa craniana, definiam o caráter e se o indivíduo seria ou não criminoso ou um bom homem.
Coleção de Cérebros De certa forma a frenologia, pseudociência inventada por Gall foi uma predecessora de ciências modernas como a neuropsicologia e neurociência cognitiva, porém seu esquema era totalmente equivocado, conforme foi mostrado cientificamente mais tarde.  Cesare Lombroso, adotou e levou adiante as teorias da frenologia, ele como um homem de várias ciências medico, antropólogo, criminólogo e advogado extrapolou para outras regiões do corpo os conceitos da frenologia, fundando o que se conhece como a criminologia moderna. Supondo que qualquer distorção de uma anatomia “normal” representava uma involução ou atavismo do homem, mesmo antes da publicação da “Teoria da espécies” de Darwin, Lombroso via na não normalidade um desvio genético que levaria o homem a um desvio comportamental.    Suas teorias, hoje denominadas uma pseudociência influenciaram pensadores da época e posteriores. Sigmund Freud e Carl Jung seguiram em parte alguns de seus conceitos, e após a sua morte em 1909 ainda por muito tempo elas divergiram para diversos ramos, alguns úteis e outros totalmente reprováveis. Muitas teorias racistas foram baseadas neste determinismo fisiológico que com o tempo se mostraram completamente equivocados.
    Porém um aspecto que ninguém ainda chamou a atenção foi à invenção do conceito de feio. Lombroso associava a deformidade a tendência ao crime ou a outra características nada elogiosas, excetuando algumas formas de loucura que Lombroso as considerou geniais, o que saía do padrão era doentio e mau. Lombroso criou um museu que existe até os dias de hoje com o nome Museo di Antropologia Criminale “Cesare Lombroso” em que crânios, cérebros e mascaras mortuárias de criminosos eram e são conservados de diversas formas junto com centenas de outras peças que dizem respeito a crimes.
  As máscaras mortuárias dão uma face ao crime, uma face não simétrica que indica que este homem com suas características atávicas não conseguiu atingir o ideal de beleza não criminosa. O seja, o não simétrico, o deformado, o longe do padrão normal, além de feio é criminoso, e como tal deve ser afastado e eliminado da sociedade, pois ele tem um determinismo genético, conforme as teorias de Lombroso de tanto ele como seus descendentes se tornarem ladrões, assassinos, estupradores e outras variantes, não suficiente nascer feio, por Lombroso ele nasceu criminoso. Em última instância Césare Lombroso inventou o feio.
  





Oposição quer apurar se Lula teve envolvimento com o "mensalão"

Na foto, o quarteto pig- stf - mpf - oposição

Esse pedido já era esperado, tava até demorando, pois faz mais de 5 dias que a Eliane Catenhede deu a senha: "Lula não será derrotado na democracia". Para bom entendedor uma palavra basta. Na imagem abaixo os 4 cavaleiros do apocalipse, que vieram para solapar as conquistas do povo brasileiro e trazer, novamente, a fome, a corrupção, a doença, a soberba e tudo mais. Continua


Stedille critica esquerda sectária

 


Pasmem:  O PSTU abandonou a campanha do candidato  a prefeito de Belém,  Edmilson Rodrigues (PSOL), pq o PT, Lula, Dilma, ministros, ex-governadora e militância declararam, sem exigir nada em troca, o apoio ao candidato psolista. O apoio foi declarado dias atrás, quando o canditado do PSOL estava perdendo com uma diferença de uns 12 pontos para o candidato tucano. Diante do apoio, o  Babá(PSOL-RJ) protestou, alegando que o PT seria um partido de direita e contra os "princípios socalistas do partido,"  embora, o mesmo PSOL tenha aceito o apoio do DEM. Babá e cia foram tão burros e sectários que foram incapazes de perceber que não se trata de alianças e sim de apoios. O certo é que o PSOL estava marcado para perder as eleições em Belém-PA, com a entrada de Lula na campanha houve uma recuperação, não sei se vai dar prá vencer, o que gostaria muito, pois com certeza será bom para Belém a  vitória do psolista.  Continua

Suprema Corte dá HC a miliciano do RJ

Isso mesmo. O mesmo STF que tende atender o pedido de Gurgel Poço de Ética e dar 108 anos de prisão para Zé Dirceu por causa de empréstimos(devidamente quitados) pelo PT junto ao Banco Rural, acabou de dar todas as garantias de liberdade e mandato politico para um milicano do RJ.Ué, essa é a "Justiça Pós-Mensalão", o JN de 23.10.12, em cima da sessão extra do STF, disse em alto em bom que entraríamos numa nova fase no Brasil, inequecível o dedinho em riste da apresentadora Fátima Bernardes arremantando com bordado feito com toques de dedos sobre a mesma, cada ataque ao PT. Bando de salafráios isso sim. Ah, por favor guardem o JN a la Miriam Cordeiro deste 23.10, vai virar relíquia, quando no futuro for criada uma Comissão da Verdade para levar aos brasileiros a verdade sobre este processo, precisaremos deste JN de 23.10, véspera de eleição, esta elite secularmente corrupta querendo influir sobre o resultado do pleito em Salvador, Fortaleza, SP, inclusive censuraram as pesquisas de opinião publica que eles mesmo(Globo, Folha) fizeram. Bando de mafiosos milicianos. Continua

O feriado de ontem

Sobre o feriado de ontem,,, Uauuuu, que delícia, como é bom ficar offline ou morto ou inexistente de vez em quando, tudo parou ontem, os pássaros, os átomos,,,,se quis movimento fui a uma cidade próxima, as lojas abertas, muitas pessoas na rua, cheguei altas horas da noite,,,faça isso também,  desligue tudo no próximo feriado.
 Feriado

Hoje, 24 de outubro na realidade comum, rasa, superficial, 36 de netuno na realidade spin, é feriado nesta cidade-estado, Goiânia - Rio Meia Ponte. Como se sabe, na realidade spin tudo pára em dia feriado que, são 3 em cada mês, um local, um segundo em toda a extensão do rio com suas cidades e um terceiro na confederação de rios, isso que chamamos de país. Por isso tudo será desligado nesta data, do forno microondas ao celular e computadores. Tudo ficará parado, hoje, nesta cidade-estado, dos pássaros aos átomos ou aviões. Não sei quando retorno, não há qualquer obrigação neste sentido, não devo, apenas posso, inté.

Os lances finais de um Tribunal de Exceção


Barbosa tentou aplicar penas por baciada, ou seja, por grupos de réus e não de forma individualizada, como manda a lei. Por outro lado, conseguiu fazer com que apenas parte do Colegiado aplicasse a penas aos réus e não todos os ministros, contrariando práticas anteriores. Ué, pensei que o colegiado definisse tudo e não apenas uma panelinha ficasse responsável pela chamada dosimetria, como já era costume na Corte. Outra conquista de Barbosa foi a sessão extra desta 3a. feira, exigida pela Globo para que,como vimos, aplicasse o golpe da Miriam Cordeiro, que tirou Lula na disputa contra Collor em 1989. Para conseguir a façanha, ele(Barbosa) inventou de última hora uma viagem à Alemanha o que, não seria possível se o julgamento não fosse apressado para terminar na véspera da votação do segundo turno das eleições. Tudo ok, e nesta noite assistimos um show de banditismo jornalistico, todo o JN foi ocupado com o show do mensalão. Que o JN nacional desta noite seja guardado e bem guardado para que no futuro, quando o Brasil quiser instalar uma Comissão da Verdade para ver  o que de fato ocorreu neste processo, tenha a noção completa da coisa. Para se ter uma idéia do quanto a sessão extra de ontem era importante para a Globo, julgamento de habeas corpus de presos foram suspensos, o importante é que esse julgamento político influencie ao máximo nestas eleições, um exemplo claro de que a imprensa nacional faz parte do submundo do jornalismo, não importa que, por conta dos avanços conseguidos com o lulismo, com a ampliação do mercado consumidor, a Globo, segundo a Revista Forbes, tenha embolsado a bagatela de R$ 2 bilhões com a novela Avenida Brasil. A Casa Grande jamais deixará de ser golpista e a senha já foi dada pela jornalista Eliane Catanhede: "Lula não será derrotado na democracia." Para bom entendedor uma palavra basta, o quarteto mídia-mpf-stf-oposição continuará, de golpe em golpe, trazer de volta essa direita secularmente corrupta, com seus bilhões de prejuizos e enriquecimentos ilícitos que nunca chegam à Justiça. O Tribunal de Exceção da Globo segue em frente, sendo provável que o grupo de iluminados  ministros,  responsáveis pela dosimetria, atendam a solicitação do Gurgel Poço de Ética e dê 108 anos de prisão para Dirceu, o que até poderia ser visto como desproporcional mas, para um Tribunal de Exceção, tá de bom tamanho - continua

Dirceu se defende: "Nunca fiz parte nem chefiei quadrilha"


As quadrilhas de verdade tiveram todo o apoio do ministro Marco Aurélio, que não só soltou Cacciola como defendeu o direito dele fugir para a Itália em defesa das suas garantias individuais, o tal garantismo de ocasião do ministrin. Temos que exigir que os comparsas de Cacciola, tucanos que formaram uma quadrilha e roubaram mais de R$ 1, 5 bilhões dos cofres públicos respondam por seus atos. E olhe lá que estou citando apenas um caso, há os 25 bilhões surrupiados do Banestado, também por tucanos, os casos Serra X Preciado x Marin, a compra de votos por FHC para garantir a reeleição, os mensalões tucanos de MG, do DEM-DF, DEM-RN, tudo roubalheira da grossa, enquanto que este caso que acabou de ser julgado por um tribunal de exceção diz respeito a empréstimos, devidamente quitados, entre entidades privadas, dizem que o crime foi  pq os petistas não teriam dado a devida garantia para o pagamento, é este o motivo que está levando ex-guerrilheiros para a cadeia, numa espécie de acerto de contas para o gozo dessa direita secularmente corrupta. O Brasil que fique de olho, pois este julgamento foi apenas um estágio para outros golpes hondurenhos que, com certeza virão. A tucana Folha de SP, através de Eliane Catenhede, já deu a senha ao avisar que ao quarteto stf-pig-mpf-oposição  "Lula não será derrotado na democracia." - Continua


Como vc brinca com seus sons?
Trata-se de soundcloud, que descobri ao acessar o site do Pellegrino13. Para o assinante free, 120 minutos de upload, vc pode acompanhar o que anda fazendo seus amigos do face em termos de áudio, acabei de criar uma conta, estou testando
http://soundcloud.com/josecarloslima

Atualização
Este post acabou de ser publicado no Luis Nassif Online - Clique aqui

Estamos em netuno!

Hoje são 20 de outubro, 1 de netuno no calendário spin,  Dia do Poeta

"O poeta é um fingidor/ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente./ E os que lêem o que escreve/ Na dor lida sentem bem/ Não as duas que ele teve/ Mas só as que ele não têm/ E assim nas calhas de roda/ Gira, a entreter a razão/ Esse comboio de corda/ Que se chama coração"   Fernando Pessoa

Nenhum comentário: