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domingo, 21 de setembro de 2014

Depois de projeto de ciclovias, popularidade de Haddad cresce

Jornal GGN - A desaprovação pela fatia mais rica da população de São Paulo com a extensão das ciclofaixas, retirando, assim, espaço para os carros, gerou efeito reverso na grande maioria. Depois de sucessivos projetos para a valorização do transporte público e alternativo ao carro, o prefeito Fernando Haddad vê o retorno.
A pesquisa Datafolha, que até julho deste ano, mostrava um alto índice de reprovação (47%), agora teve um novo cenário: a avaliação negativa despencou para 28%. E o índice de quem considera sua gestão ótima ou boa subiu 7 pontos percentuais, para 22%. Aliás, o portal do Instituto de pesquisa ainda não atualizou os dados da avalição do prefeito.

Da Folha de S. Paulo
Por André Monteiro 
No momento em que cria uma rede de ciclovias em São Paulo, principal marca de seu segundo ano no cargo, o prefeito Fernando Haddad (PT) vê sua popularidade subir.
Segundo pesquisa Datafolha concluída na quarta-feira (17), o índice de quem considera sua gestão ótima ou boa subiu de 15%, em julho, para 22%. É o primeiro aumento desde as manifestações do ano passado.
A taxa de reprovação do prefeito (quem considera seu trabalho ruim ou péssimo) teve variação ainda maior e despencou de 47% para 28%.
Em junho, Haddad anunciou um plano de criar 400 km de ciclovias até o fim do ano que vem, dos quais 78,3 km já foram entregues.
Segundo a pesquisa, 80% dos paulistanos dizem ser a favor da implantação dessas vias e 60% acreditam que a bicicleta é um meio de transporte viável para o dia a dia.
Apesar disso, o número de adeptos é tímido –3% dizem usar a bike com frequência.
Um em cada três paulistanos tem bicicleta. Nesse grupo, 47% dizem já haver usado uma ciclovia da cidade. A maioria, porém, declara pedalar nessas vias no máximo duas vezes por semana.
Dos que não têm bicicleta, 22% afirmam que pretendem comprar no futuro próximo.
APROVAÇÃO
O aumento da popularidade de Haddad coincide também com uma maior exposição do prefeito.
Pressionado pelo PT, ele vem saindo mais do gabinete. Reforçou sua agenda pública nos últimos meses e passou a visitar obras para dar visibilidade a ações que ainda estão em andamento.
Sua gestão também começou a aparecer mais com o início do horário eleitoral na TV. O PT vem exibindo ações da prefeitura na propaganda de Alexandre Padilha, candidato ao governo do Estado.
A aprovação das faixas exclusivas de ônibus, marca do primeiro ano de Haddad, também cresceu –91% dos paulistano são favoráveis, uma alta de sete pontos em relação a junho passado, segundo o Datafolha.
Foram criados 358 km de faixas para os coletivos desde 2013, sobretudo após os protestos. Para 71%, elas melhoraram o trânsito.
De acordo com a pesquisa, 77% dos paulistanos usam ônibus. Desses, 23% avaliam o trabalho de Haddad como ótimo ou bom. Entre os usuários de carro, o índice de aprovação é menor (17%).
O Datafolha ouviu 1.121 pessoas acima de 16 anos na terça (16) e na quarta (17). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

http://www.jornalggn.com.br/noticia/depois-de-projeto-de-ciclovias-popularidade-de-haddad-cresce

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