Retorne ao SPIN

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O sucesso do SUS










A gente até cansa de ver tanta manchete negativa de alguns setores da mídia sobre a questão da saúde no Brasil. Apesar dos vários investimentos em programas como o Mais Médicos e das políticas de reestruturação do setor por parte do governo federal, em ajuda a estados e municípios, o que estampa os jornais são apenas fatos negativos. Mas, como a verdade sempre vence a mentira, estamos aqui para divulgar uma notícia que saiu na BBC, relativa ao nosso Sistema Único de Saúde no país: ‘Nunca fui tão bem tratada’, diz a mineira que largou plano de saúde particular por atendimento no SUS"(link is external). Esta é a história de Cintia Vieira Leal, moradora da cidade de Uberlândia (MG), que não usa mais plano de saúde particular, apenas o sistema público.
Cintia teve problemas de saúde durante a gravidez. Enquanto esperava o novo plano ficar pronto, começou a frequentar o Posto de Saúde da região onde mora. Para sua grata surpresa, foi tão bem tratada que decidiu abandonar o serviço particular. Além de ter um atendimento mais próximo e humanizado, a mineira viu que o acolhimento dado a ela por toda a equipe era ainda melhor.
Por desconhecimento da população e descrédito diante dos vários anos de abandono por parte dos governos passados, há um preconceito grande em relação aos serviços prestados pelos postos de saúde. Mas hoje, com a humanização do atendimento, com a implantação do programa Mais Médicos, além dos investimentos feitos na área, a mudança se mostra não só positiva, mas também uma alternativa viável para os brasileiros.
Como já falamos por aqui, com Dilma e Lula a saúde é um direito de todos, não apenas um privilégio de poucos. Entre os anos de 2010 e 2013 as filas para assitência diminuíram 37%. Com a contratação de mais de 14 mil médicos, 50 milhões de brasileiros foram beneficiados e hoje têm consultas rápidas e próximas às suas casas. O governo de Dilma também criou mais de mil Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de 6,8 milhões de atendimentos por mês na farmácia popular. Foram tantas mudanças que a gente ficaria aqui o dia inteiro falando sobre elas. Mas para isso, tem links e mais links do Muda Mais. É só clicar aqui para saber sobre todas. E para ter mais mudanças, é só votar em Dilma 13, no dia da eleição!

Nenhum comentário: